segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ilumine as suas limitações

Não examines as limitações alheias. Examina o que fazer para mudar as tuas. Ensinamentos de Dakini

Uma frase tão breve e tão verdadeira, uma luz de sabedoria. Pelo menos a mim ela ilumina, sem dúvida. Ninguém chega a lugar algum tentando mudar os outros; mesmo assim, é o que acabamos fazendo o tempo todo. Essa é a desculpa que encontramos para não mudar a nós mesmos. E é por isso que as limitações que mais nos irritam nos outros são justamente as que encontramos em nós.

Durante as aulas que dou na faculdade, sou obrigado a examinar as limitações dos alunos. Ao fazer isso, tento ensinar cada um deles a fazer o mesmo por si próprio. Quando erro com eles (às vezes, literalmente), eu erro comigo. Olhando rapidamente para as suas limitações, eu me enxergo profundamente. Mesmo quando temos de prestar atenção nas limitações alheias, aprendemos mais examinando a nós mesmos. Mudar não é apenas a melhor maneira de nos ajudarmos; é a melhor maneira de ajudar os outros.

Franz Metcalf

No livro - O que Buda Faria - pg28
🌾

Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário