segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O lado sombrio dos buscadores de luz


💫🔮: Tudo o que odiamos, a que resistimos ou que rejeitamos no nosso ser assume vida própria, sem levar em conta o que sentimos como sendo nossos valores. Qdo nos encontramos cara a cara com essa resistência, nossa primeira reação é fugir, a segunda é negociar com ele. São os aspectos escondidos que rejeitamos os que mais necessitam de atenção. Ao trancar as partes das quais não gostamos, sem saber estamos encerrando nossos mais valiosos tesouros. Esses valores estão ocultos onde menos esperaríamos encontrá-los. Estão ocultos na escuridão.

Esses tesouros tentam emergir desesperadamente e chamar nossa atenção, mas estamos condicionados a recalcá-los. Como bolas gigantes mantidas debaixo d'água, esses aspectos irrompem à superfície toda vez que aliviamos a pressão. Ao tomar a decisão de não deixar que algumas partes de nós mesmos existam, somos obrigados a gastar enormes quantidades de energia para mantê-las submersas.

💫🔮: Cada um de nós carrega uma mochila nas costas com nossas sombras invisíveis. A medida que crescemos, vamos guardando nessa mochila todas as nossas características que não são aceitas pela família e sociedade em geral. Passamos as primeiras décadas de vida enchendo a mochila e gastamos o resto da vida tentando recuperar o que pusemos na mochila para aliviar o fardo. ...

Temos medo de encarar e assumir esse lado sombrio, mas é lá nessa escuridão que encontramos a felicidade e a sensação de estar completo com que vem sonhando há muito tempo.

💫🔮: Qdo usamos o tempo para nos descobrimos por inteiro, abre as portas do verdadeiro esclarecimento. Uma das maiores armadilhas da era da informação é a síndrome do "já conheço isso." Com frequência, o conhecimento nos impede de viver a experiência em nosso coração. O trabalho com a sombra não é intelectual; é uma viagem da mente ao coração. Pessoas que trilham o caminho do aperfeiçoamento individual acreditam que completaram o processo, mas são incapazes de enxergar a verdade sobre si mesmas. Almejamos ver a luz e viver na beleza do Eu mais elevado, mas tentamos fazer isso sem integrar todo o nosso ser.

Não podemos ter a experiência completa da luz sem conhecer a escuridão. O lado sombrio é o porteiro que abre as portas para a verdadeira liberdade. Devemos estar atentos para explorar e expor continuamente esse aspecto do ser. Quer gostemos ou não, sendo humano, temos uma sombra. Se não consegue vê-la, pergunte a alguém da família ou às pessoas com que convive. Eles indicarão à você. Nossas máscaras mantêm nosso interior escondido, mas, todas as vezes que nos recusamos a reconhecer aspectos nossos e quando menos esperamos, ele dá um jeito de erguer a cabeça e fazer-se conhecido.

Assumir um aspecto de si mesmo significa amá-lo - permitir que ele conviva com todos os outros aspectos, não o considerando nem mais nem menos do que qualquer um dos outros. Não basta dizer: "sei que sou controladora". É necessário perceber o que a controladora tem a nos ensinar, quais os benefícios que traz, e então devemos ser capazes de vê-la com respeito e compaixão.

💫🔮: Vivemos sob a impressão de que para algo ser divino tem que ser perfeito. É um erro; na verdade, o correto é o oposto. Ser divino é ser inteiro, e ser inteiro é ser tudo: o positivo e o negativo, o bom e o mau, o santo e o diabo. Quando destinamos um tempo para descobrir a nossa sombra e seus talentos, compreenderemos que o "O ouro está na escuridão". Cada um de nós precisa achar esse ouro para juntar ao seu eu sagrado.

Extraído do livro: O lado sombrio dos buscadores de luz


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário