domingo, 23 de agosto de 2015

Fome emocional

Como se Libertar da Fome Emocional

A fome emocional é um problema de saúde e encontra-se entre os Transtornos Alimentares Invisíveis, que assim são chamados por causarem ingestão compulsiva e cega de alimentos; a pessoa com fome emocional consome com compulsão quando está triste, feliz ou zangada, por exemplo, sem ao menos perceber que está comendo. Basicamente, se você consome um biscoito cada vez que sente qualquer emoção, você está comendo” emocionalmente”. Aqui estão algumas maneiras de controlar sua fome emocional e acabar com esse problema.

1)Identifique qual é a emoção que você sente quando tem vontade de comer. Como? Comece fazendo suas atividades diárias normais e quando você sentir desejo de comer, pense: “Estou com fome ou se trata de fome emocional? Estou apenas sentindo uma emoção?” Você pode dizer se está “verdadeiramente” com fome ouvindo seu estômago; se você não sente dores de fome, se não sente o estômago roncando ou vazio, não é você que está com fome e sim as suas papilas gustativas; acalme-as mascando uma goma que seja saborosa, mas que não contenha açúcar.

2) Encontre outra maneira de celebrar a felicidade. Por exemplo, ao invés de se “presentear” com um sundae de chocolate quando conseguir aquele emprego que desejava, dance pela casa; você vai queimar calorias e se divertir ao mesmo tempo.

3) Encontre outros meios de se livrar da raiva. Grite, bata, chute, escreva, ou faça meditação; faça qualquer coisa, mas fique longe da comida!

4)Encontre outra maneira de superar a tristeza. Fale com alguém sobre seus sentimentos ou escreva sobre eles; você pode também dançar ou mesmo dar uma corrida pelo bairro, pois está provado que atividade física alivia o estresse. Faça “qualquer coisa” que o ajude a passar por tempos difíceis – mesmo gritar em seu travesseiro é melhor do que comer comida que não é saudável.

5)Mantenha um diário de seus hábitos alimentares. Isto o ajudará a rastrear o que desencadeia as suas dores de fome emocional e pode ajudá-lo a resolver o problema.

6)Permita-se sentir a emoção que você vem tentando preencher com comida. Não coma emocionalmente por cinco minutos de cada vez. Durante o processo de sentir essas emoções, antes evitadas, fale consigo mesmo “Eu me permito experimentar uma gama completa de emoções” ou “Sentir minha emoções me ajuda a viver uma vida mais completa.” Às vezes, os sentimentos dos quais você está fugindo podem ser decididos em um período relativamente curto de tempo e você pode se libertar do padrão apenas se recusando a fugir deles.



Dicas

• Caso você seja atacado pela fome emocional devido à raiva, tristeza ou felicidade, não se julgue por isso. Tudo o que você precisa é notar o que fez e por que; pode dizer a si mesmo “Eu comi devido a...(estresse, uma briga, etc); talvez da próxima vez eu pare antes de comer pela mesma razão e faça algo mais saudável.”

• Às vezes falar para alguém – qualquer pessoa – sobre o seu hábito pode tirar o poder da comida; o problema parece ser menor quando se fala sobre ele.

Avisos • Nunca se culpe!
• Saiba que comer quando não se está com fome apenas vai atrapalhar seu ajuste emocional, aumentando seu problema.
• Comer compulsivamente é um problema extremamente perigoso e pode levar a outras complicações; não ignore a fome emocional e consiga ajuda o mais rápido possível!

http://pt.wikihow.com/se-Libertar-da-Fome-Emocional


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário