quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aprisionamento da Alma



Definição de prisão: Local onde se mantém o indivíduo preso.

Pense na prisão terrena. Lugar de cumprimento de pena restritiva de liberdade. Constitui-se de edificação construída com meios os mais diversos para evitar a fuga ou evasão, tais como: paredes grossas e reforçadas, isolamento do meio urbano, grades, cercas, vigilância constante, rigidez de disciplina interna, divisão, etc.

A princípio, ninguém quer ir para ela. Entra forçado e, em sua grande maioria, entra porque deve prestar contas. Ao entrar, demora algum tempo para tomar consciência de que realmente está ali, às vezes anos. A maturidade de discernir a condição limitada dali por diante vem por meio da vivência e experiência.

Quando inicia uma vida com mais rotina, depois de vivenciar "traumas" que irão permanecer gravados expressando e direcionado futuramente ações, consegue conquistar algumas regalias. A falta de maturidade para entender aquele lugar traz sofrimento. Caminhos tortuosos, amizades ruins, indignação e revolta, direcionam escolhas que demonstram revolta e indignação para com o sistema que aprisiona. Após várias ações que parecem gratificantes e demonstram-se o único caminho para que a "revolta" seja notada, aciona-se a consciência de que há muito sofrimento e nenhum benefício. Há muitos inimigos.

Reconhece que as ações de rebeldia apenas pioram a própria imagem perante os olhos dos guardas. Com esse lampejo de consciência, ascende-se uma luz no coração e, então, começa a não lutar contra. Entende que esse é o melhor e o único caminho para não sofrer, podendo assim, suportar essa limitação.

Os anos passam e a consciência está agora mais ampla. Os amigos se multiplicam. Aprende a viver no sistema. Percebe que bons contatos e boas influências podem salvar a sua vida. Que as verdadeiras amizades são feitas, reconhecidas e reforçadas, principalmente em momentos em que pensou desistir de tudo, de pegar uma corda e laçá-la no próprio pescoço!

Com o tempo, passa a se acostumar com tudo. O que era horror agora é rotina diária, indispensável para que a mente não adoeça, pois a rotina ocupa a lacuna do que agora lá fora representa: esquecimento, medo, insegurança, instabilidade e liberdade demais. Lá fora, tudo anda muito rápido, as vidas vão e vem como "foguetes".

Há, então, o enquadramento. Se torna sistematizado naquele mundo. Ele se torna perfeito, pois é seguro. Lá dentro, muros altos, guardas e leis que antes te assustavam, agora te protegem.

Alguns apreciam o tempo passar e se deixam entregar à própria ignorância. Outros, fazem do tempo, que parece não ter fim, professor renomado. Absorvem de tudo o que representa ensinamento e combustível para alma. Pelos transtornos, alguns se matam de inúmeras formas e velocidades. Outros, esperam, lutam e ganham a liberdade. Dos então livres, alguns querem voltar, pois estão tão arraigados à rotina, que não conseguem suportar tanta liberdade e consciência do verdadeiro mundo. Outros usam o que construíram para se lançar na vida nova!

Objetivo da prisão: RESSOCIALIZAR PARA NÃO REINCIDIR

Agora, pense em sua encarnação. Acreditando-se na vida eterna, na evolução do espírito, na expansão e liberação da alma para a perfeição, não podemos negar que é um tipo de prisão, certo? Sendo assim, pergunte-se: qual é o real objetivo da minha vida terrena? Qual a porcentagem de ação positiva para com o objetivo? Será que estou fazendo o meu possível? Ou ainda, estou fazendo o mínimo? Quanto tempo ainda vou esperar para começar a agir?

Não se engane com a falsa sensação de não ter essas resposta. Sabemos exatamente o que devemos fazer! Só a própria ação pode libertar o homem da mais profunda prisão: A ignorância. Seja ela nas prisões terrenas ou nas prisões da alma! Não perca mais tempo. Saia da rebeldia da infância espiritual. Se necessário, busque ajuda, mas assuma-se! Reconheça e tenha ações benéficas, de construção, de aprendizado. Reconheça que sua vida é escola renomada e perfeita para seu crescimento e aprendizado. Faça TODAS as "lições de casa", das mais fáceis as mais complexas, para, assim, se tornar tutor de si mesmo!

E por sábias palavras, repouso o fim desse pensamento que acredito e espero ser o começo de novas reflexões e ações benevolentes: "A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria. O que você sente, você atrai. O que você acredita, torna-se realidade" (Buda)

Com carinho,
Luís Gustavo Gebara


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário