sábado, 30 de março de 2013

Páscoa é passagem



Para os calendários Judaico e Cristão essa data é comemorada com muita reverência por considerarem a sacralidade que a mesma nos traz.

Páscoa que quer dizer “passagem” é importante para o judaísmo pela relação que fazem com a passagem da escravidão para a liberdade comemorada quando os hebreus após 400 anos de escravidão no Egito foram em busca da terra prometida onde poderiam viver livres.

No cristianismo o significado de passagem está associado a passagem da morte para a vida devido ao dia da ressurreição de Jesus. A partir desse significado vamos voltar o nosso olhar para as inúmeras vezes em que morremos e renascemos como oportunidades de mudanças, passagens, de um estado de inconsciência para um estado de consciência. E como falamos desses estados atualmente, não é mesmo? Quantos de nós estamos a procura dessa passagem buscando nos templos, nas escolas iniciáticas e dentro de nós mesmos, os recursos divinos que sabemos nos levarão á terra prometida da liberdade, da paz, da abundancia, do equilíbrio e do amor!

A própria natureza é uma grande escola, basta observar as passagens de uma estação á outra. Povos antigos no hemisfério norte festejavam a passagem do inverno para a primavera que para eles era vista como a mudança da estação do frio, do seco, da falta de vida, para a estação do verde, das flores se manifestando e trazendo aos nossos olhos o colírio das suas diversidades e belezas inconfundíveis.

Queremos levá-los á uma reflexão trazendo a idéia de que todos nós passamos a todo instante de nossas vidas por esses processos onde a escravidão de nossos sentimentos e emoções clama por desapegos e flexibilidade diante da maneira como pensamos e interpretamos nossos relações pessoais, profissionais e familiares.

È do modo de lidarmos com essas relações que surgem a escravidão com os papéis que desempenhamos no dia a dia por acreditar que nos dão segurança e benefícios.

Por exemplo o papel de sedutor ou sedutora que algumas pessoas assumem e que por isso são considerados predadores que tem como principal objetivo elevar a auto-estima do outro para amenizar as suas próprias feridas emocionais. Qual é a passagem esperada para os indivíduos que representam esse papel? È entender que o que busca só vai encontrar dentro de si mesmo e que com esse entendimento pode entrar numa jornada de cura que o religará com o seu melhor, com o sagrado que existe em sua essência, preenchendo assim o seu vazio emocional, elevando sua auto-estima.

Existe também a escravidão daqueles que desempenham o papel de mártir, são os que carregam o mundo nas costas esforçando-se ao máximo para salvar os entes queridos, os amigos, os colegas de trabalho, enfim todos que passam por ele, sacrificando-se para cuidar de todos. Como homens e mulheres que desempenham esse papel alcançam a liberdade? Primeiro na aceitação de que seus motivos não são altruístas ou superiores, como fazem os outros acreditarem. Segundo, reconhecendo que o que os levam a essa postura de vida é a necessidade de serem amados que tentam satisfazer através dos sacrifícios. Só a partir dessas duas condições é que podem passar para o lado da consciência mais clara do que devem fazer para cuidar das pessoas e de si mesmos com leveza e alegria.

E assim é nos mais diversos papéis que adotamos porque esquecemos da nossa verdadeira natureza que é viver e renovar-se a cada instante desse viver, na busca incessante pelo novo, pelo belo que há em cada flor que representamos dentro do grande jardim Divino.

Sejamos como a natureza que tem na mudança de suas estações um ciclo interminável do morrer e do viver, trazendo sempre de volta a alegria do cantar dos pássaros e da beleza das flores, do cheiro da chuva, do dia ensolarado e da noite estrelada, do cantar, do dançar e do silenciar para sentir a presença majestosa de Deus!

Acredite, ainda é possível fazer a sua passagem; em João 11:40 Jesus diante de um dilema que aos olhos humanos não tinha solução disse: “Se creres verás a glória de Deus” e o que estava morto voltou á vida.

Vamos acabar com a escravidão de nós mesmos e continuar na busca da nossa liberdade, mesmo que o caminho seja tortuoso, cheio de obstáculos e dificuldades, sejamos perseverantes, corajosos e fortes para quando chegarmos sentir a alegria de poder flutuar com a leveza do nosso ser!

Em Isaías 40:41 o Senhor disse: “Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças e subirão aos céus como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.

Para todos uma Feliz Passagem!
Izildinha Bagolin


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário