sábado, 16 de fevereiro de 2013

Virtudes e vitalidade ao alcance das mãos



Segundo a filosofia indiana, cada um dos dedos das mãos corresponde a uma virtude ou aspecto divino. Para ativarmos estas boas energias em nós, basta segurar ou tocar os dedos com o polegar por alguns instantes. Segue abaixo o desenho que fiz hoje, utilizando minhas mãos como exemplo:



Virtudes

Segundo os Vedas, a natureza é composta por 5 elementos: água, fogo, terra, ar e éter; que, assim como os planetas, tem influência sobre nossos órgãos vitais que são representados pelos nossos dedos. Caso haja um desequilíbrio entre estes elementos, acabamos por adoecer.

Os Mudras (gestos de mão) ajudam a reequilibrá-los. Quando tocamos a ponta do dedo que está relacionado a um desses elementos acabamos por ativar a energia que podeira estar bloqueada, voltando assim a harmonia.(*)

Na imagem abaixo, que fiz utilizando minha mão como modelo, estão descritos em cada um dos dedos os chakras, planetas, elementos e parte do corpo ao qual cada um está relacionado:



Vitalidade

Dedo Polegar: Chakra Manipura, Sol, Elemento Fogo, Abdômen.
Dedo Indicador: Chakra Anahata, Planeta Júpiter, Elemento Ar, Plexo cardíaco.
Dedo Médio: Chakra Vishuddha, Planeta Saturno, Elemento Eter, Garganta.
Dedo Anular: Chakra Muladhara, Planeta Vênus, Elemento Terra, Pélvis.
Dedo Mínimo: Chakra Svadisthana, Planeta Mercúrio, Elemento Água, Rins e genitais. (*)

(*)Este texto teve como base o original escrito por Liliane Oraggio Cocchiari, publicado na Revista Yoga Bons Fluidos Edição de 2004 (Setembro/Outubro).
Na revista consta ainda que estas orientações foram dadas pela professora de ioga Marua Pacce.

Imagens registradas no Safe Creative. Caso queira utilizar estas imagens, cite a fonte setasparaoinfinito.blogspot.com pois deu um trabalhão para fazer, ou então faça uma para você, pois é super divertido!

Leia mais: http://setasparaoinfinito.blogspot.com/2012/02/virtudes-e-vitalidade-ao-alcance-das.html#ixzz2L1GTT2q3
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário