quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Angústia

Talvez você já tenha sentido isso, um peso no peito, o coração apertado, sufocado como um pássaro aprisionado em uma gaiola. Às vezes nem sabemos que nome dar a esse sentimento tão assustador.

Vou chamá-lo de angústia.

A angústia é um sentimento humano, um sinal de alerta de que algo não vai bem. Não ficamos angustiados sem que exista uma boa razão para isso e, se você olhar ao redor, com certeza será capaz de perceber o que vem oprimindo seu coração.

O importante é saber que não nascemos para viver angustiados. Nascemos para fluir pela vida, para atravessar, sim, momentos de dificuldade e aflição, afinal, são esses momentos que nos fazem crescer.

Mas a vida não precisa ser um peso, uma dor, um martírio... isso não!!!

Se você anda angustiado, talvez esteja teimosamente evitando olhar para algo em sua vida, talvez tenha ignorado outros sinais, talvez esteja tentando anestesiar a si mesmo. Tire a venda de seus olhos e olhe ao redor.

- Por que você está se sentindo assim? Faça a si mesmo essa pergunta e cale-se. A resposta virá.

E quando a resposta vier a você, seja corajoso! Lembre-se de sua natureza guerreira e lute por sua própria vida. Lute por mais ar em seus pulmões, por mais sorrisos em seu rosto, por mais paz em seus dias. Mude o que tiver que mudar!

- O que o aprisiona? Você já pensou nisso?

Angústia é um sinal de alerta de que algo não vai bem. Sua principal causa é o medo Somos livres para mudar nossas vidas, assim, na maioria das vezes o que nos aprisiona, nos oprime e nos mantêm prisioneiros é o medo. Medo de mudar, medo de arriscar, medo de perder, medo de recomeçar, medo de errar, medo, medo, medo...

O medo é o maior parceiro da angústia. O medo, quando exagerado, nos paralisa e nos deixa vulneráveis. O medo tece cuidadosamente as grades imaginárias dessa gaiola ao nosso redor. Preste atenção... as grades são "imaginárias". Não existe gaiola capaz de impedir que uma alma corajosa alce seu voo.

Se você permanece angustiado por tempo demais, corre o risco de adoecer. Sua autoestima se fragiliza, o sistema imunológico enfraquece e surge uma vulnerabilidade às doenças emocionais e psicossomáticas. Assim, eu repito, se você está sentindo angústia, pare e olhe com muita verdade para a sua vida. Não se esconda mais em seus medos. Não se engane dizendo a si mesmo que você não é capaz de mudar isso. Não finja que nada está acontecendo.

Você está infeliz... o que vai fazer a respeito?

Eu vou dividir com você uma visualização. Faça-a sempre que se sentir angustiado.

Técnica para aliviar a angústia

"Feche os olhos por um momento e localize, em seu corpo, o local onde a angústia se encontra armazenada. Você saberá... talvez esse lugar esteja apertado, talvez esteja até dolorido. Visualize a angústia que está armazenada nesse local como se fosse uma massa escura. Para algumas pessoas essa massa pode se parecer com uma fumaça. Para outras pode parecer sólida como uma rocha. De qualquer maneira, tendo localizado a angústia em seu corpo, comece e prestar atenção na sua respiração. Inspire o ar e imagine uma luz prateada sendo trazida para dentro do seu corpo, junto com o ar. Imagine que a cada inspiração você leva essa luz prateada até o local onde está a sua angústia. É como se essa luz prateada fosse dissolvendo aquela massa escura. Ao expirar, deixe que o escuro da angústia saia junto com o ar. Inspire essa luz prateada, levando-a até o ponto de angústia e expire a angústia. Continue fazendo isso até sentir um alívio."

Vale lembrar: se a angústia persistir por tempo demais, busque ajuda. Procure um profissional que o ajude a avaliar o nível e as causas de sua angústia. Não se abandone, ok?
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário