domingo, 3 de junho de 2012

Aquilo que não falamos...

Quando ficamos mais velhos vamos aprendendo a guardar o silêncio, e diz a sabedoria que a palavra é de prata e o silêncio é de ouro. Concordo plenamente com o ditado popular, mas como todas as regras, as exceções podem perturbar demais a vida das pessoas, porque deixar de falar para não magoar o outro pode se tornar um vício bem negativo no comportamento das pessoas.

Respeito não tem a ver diretamente com silêncio. Aliás, podemos nos desrespeitar muito nos omitindo, não mostrando aquilo que sentimos, assim como podemos também causar um grande tumulto interno e até doenças guardando sentimentos.

Relações saudáveis deveriam suportar críticas, erros e horas da verdade. E se acaso você não confia plenamente em si mesmo para mostrar o que sente, cabe se perguntar se está realmente tendo uma atitude amorosa, política ou se está se escondendo, fazendo de conta que não sente o que sente.

Claro que nenhum relacionamento, amizade ou casamento suporta gritos, berros sem sentido, falta de educação. Aliás, respeito é a base de qualquer relação e, mesmo para aqueles que não tiveram essa referência na infância, o passado em desalinho não justifica falta de amor, de gentileza, no momento atual. A menos que a pessoa ainda não tenha despertado para a consciência de que está semeando o seu destino todos os dias, e também colhendo, porque a cizânia e o mal humor apenas impulsionam o levante de energias negativas, pobreza, desafeto, e raiva, no mundo à sua volta. Assim, não falar para os outros aquilo que você pensa ou sente não impedirá você de receber o troco da energia semeada.

Gentileza gera gentileza, afeto gera afeto, mas tem que vir do coração. Não adianta odiar e falar suave. A suavidade vem de uma alma pura, de um sentimento puro. Agora se você tem raiva, se ficou magoado, se não gostou da atitude de alguém, pode ser que não seja adequado responder na hora. Pode ser que não caiba naquele momento uma reprimenda, ou argumentação, mas também não cabe dentro do seu peito carregar uma raiva pela vida toda... Seu coração não suportará a vida inteira esta mágoa que num momento ou noutro se transformará em doença. E para evitar esse tipo de situação, por favor, amigo leitor, cuide-se. Procure uma terapia, pois desabafar e descobrir forças em si mesmo para lidar com a dor o ajudará a crescer e pontuar seus limites.
Limites também trazem felicidade.

Quando nos sentimos desrespeitados, por mais que haja amor na relação, ficamos abalados. E, não falar o que pensamos, não impede que o outro perceba e reaja às emanações de raiva ou de tristeza que vem do seu íntimo. Porém, o círculo negativo pode terminar quando esclarecemos os sentimentos.

Mas, lembre-se sempre de usar o filtro do amor e do mergulho interior, tente também não se confundir, porque quando estamos tristes podemos interpretar muito mal aquilo que recebemos. Assim, mais uma vez realço a importância do autoconhecimento, da meditação, e da terapia. Pois se você se amar mais, se respeitar mais, não precisará de silêncios artificiais. A fala fluirá normalmente e você terá sabedoria o suficiente para amar o outro, e respeitar seus momentos, assim como também para se amar e saber a hora de falar e a hora de calar.

Muita luz a todos!



Por: Maria Silvia Orlovas

Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário