segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Renove, recomece, MUDE!

No final de 2011 nos percebemos cheios de esperança para vivenciar novas situações; é quando fazemos planos, participamos de todo e qualquer ritual que tenha como objetivo nos libertar do que não deu certo, das expectativas frustradas, das tristezas, das imperfeições de toda qualidade, que, aliás, somos nós mesmos que assim classificamos. É a nossa humana tendência de olhar para as nossas experiências de vida com aquela postura rígida, criticando o que nos acontece, julgando os personagens envolvidos nos acontecimentos, mesmo que esse personagem seja apenas um: nós mesmos. Não é assim que fazemos?

Atualmente existem muitas pessoas que procuram mudar seus comportamentos, e mudar é renovar, é inovar, é fazer diferente. Não é nem fazer melhor ou pior, é simplesmente fazer de outro jeito. Acreditamos que renovação é algo difícil, parece que entendemos que envolve um esforço muito grande, maior do que supomos ser capazes de fazer.

Grande parte das pessoas se submete aos mais diversos rituais de passagem de ano, se comprometendo a fazer um recomeço, mudar, seja na vida profissional ou pessoal. Alguns se determinam a mudar de emprego, outros a mudar de companheiro e outros a mudar até de profissão. Existem aqueles mais ousados, buscando uma consciência maior na vida, e que se propõe a mudar suas atitudes, a maneira de pensar, os sentimentos, a forma de demonstrar o que pensam e o que sentem. Esses poderão ter um trabalho maior, no sentido de que a todo instante a auto-observação é necessária para se manter no propósito.

Em todos os propósitos, o mais indicado é olhar para dentro de nós mesmos, para refletir e identificar o que está errado, o que está certo, cada um analisando a si próprio, para perceber o quanto já estamos prontos, ou não. O que falta para fazer essa renovação? Mudar é inevitável de qualquer maneira, seja na virada de um ano, no princípio do outro, ou a qualquer momento que nossa alma clama por mudança, por renovação.

Ao analisar a Natureza é possível constatar essa realidade: toda a vegetação, os animais, as águas do planeta, tudo a nossa volta está em constante movimento e sempre se renovando, se modificando, em um ritmo mais calmo ou mais acelerado, mas mudando.

Percebe que há uma necessidade de movimento? Já imaginou se as águas dos grandes oceanos não se movimentassem? É sabido que água parada vira lodo.

“A nossa natureza está no movimento, o repouso completo é a morte” (Blaise Pascal)




Por: Izildinha Bagolin
Seg, 13 de Fevereiro de 2012 13:25
http://nucleorenascimento.org.br/index.php/reflexoes/198-renove-recomece-mude
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário