domingo, 5 de fevereiro de 2012

Por que as pessoas são diferentes?

Pessoas são diferentes. Agem e reagem de forma diferente diante das mesmas circunstâncias. A psicologia estuda o assunto há mais de um século. Existem diversas classificações de perfis comportamentais, com algumas diferenças entre nomenclatura e quantidade de perfis. A grande maioria se baseia nos estudos de Carl G. Jung e seus “tipos psicológicos”. Jung identificou as diferenças de comportamento das pessoas a partir da observação do desenvolvimento de suas funções sensação x intuição e pensamento x sentimento. A partir daí, ele estabeleceu grupos diferentes de acordo com as funções que cada perfil tinha mais desenvolvido. Mais recentemente, a neurociência identificou que nosso cérebro é dividido em 3 “cérebros”: o cérebro instintivo, o cérebro emocional e o córtex, que por sua vez está dividido em hemisfério esquerdo e hemisfério direito. Dependendo de qual estrutura cerebral é mais desenvolvida, esta designará seu perfil comportamental.

Ao conhecer seu perfil comportamental, uma pessoa poderá identificar mais claramente seus maiores talentos e deficiências. Tendo maior consciência de suas aptidões naturais, por exemplo, fica mais fácil a escolha de uma profissão ou das tarefas que a pessoa pode desenvolver com mais desenvoltura e naturalidade. Será muito mais fácil alcançar alta performance nas competências que advém de seus talentos naturais Além disto, o conhecimento de seu perfil comportamental ajudará a pessoa a ter mais clareza de seus gap’s e de como trabalhá-los.

Ao aprender a identificar o perfil das pessoas com as quais nos relacionamos, ficará mais fácil entendê-las e adaptar nossa forma de nos comunicar com elas. Assim, haverá um ganho exponencial de qualidade nos relacionamentos. Temos aplicado vários treinamentos na área de perfis comportamentais e as pessoas normalmente têm mais facilidade em enxergar o perfil dos outros do que o seu próprio. Quando “encontram” os outros dentro de algum perfil, começam a entender os motivos pelos quais eles se comportam de determinada maneira e aí ficam muito mais preparadas para lidar com os diferentes perfis de pessoas.

Existe um teste bastante simples que ajuda a pessoa a identificar seu perfil. Ao fazer o teste, a pessoa deverá responder rapidamente a algumas perguntas. Ele próprio realiza a tabulação dos resultados e identifica o grupo ao qual pertence. Nos cursos e workshops que realizamos são aplicados estes testes com grande sucesso e as pessoas normalmente identificam com facilidade seu perfil comportamental. O objetivo deste teste é apenas identificar o grupo do qual a pessoa é integrante, sem preocupação de fazer análise da personalidade, competências e outras condições particulares de cada indivíduo. Ao reconhecer o seu perfil básico, a pessoa já consegue entender suas principais inclinações.

Na metodologia que trabalhamos, consideramos quatro perfis comportamentais básicos. Trabalhamos com a associação com animais, para facilitar o entendimento e a memorização das características de cada grupo. São eles: Movidos pela Razão: Tubarão e Lobo. Movidos pela Emoção: Águia e Gato.

As pessoas do tipo TUBARÃO caracterizam-se basicamente pela agilidade na execução de suas tarefas. São pessoas que sentem uma necessidade imperiosa de fazer com que as coisas aconteçam. Não gostam de muita conversa, pois atrasa seus planos, nem estão muito interessadas no futuro, pois vivem o aqui e agora. Suas limitações ficam por conta do convívio social e dos relacionamentos: a falta de “jogo de cintura” para lidar com isso acaba causando sérios conflitos internos e levando ao estresse.

As pessoas do tipo LOBO se apóiam em regras, normas, métodos e sistemas. Tais pessoas organizam tudo que for preciso para que a ação seja correta. Seguras, responsáveis, comprometidas com qualidade e norteadas por regras e padrões, podem estressar-se facilmente, pois não sabem relaxar. As mudanças precisam ser introduzidas lentamente para não lhes causar desestabilidade e transtornos mais sérios. Controladoras por natureza, quando estressadas entram em conflito com seus ideais e acabam se tornando hiper controladoras e neuróticas por certezas e segurança.

As pessoas do tipo ÁGUIA são movidas a fazer as coisas de forma diferente. Para estabelecer o que “tem de ser feito”, estas pessoas põem a cabeça para funcionar: fantasiam, inovam e criam, sempre com olhos voltados para o futuro... A implementação de suas idéias as impacienta, pois gostam mesmo é de projetar-se para o futuro. Contudo, a falta de meios para lidar com o lado estruturado da própria vida e do mundo pode deixá-las estressadas.

Finalmente, as pessoas do tipo GATO são voltadas basicamente para relacionamentos e trabalhos em grupo. Suas ações devem necessariamente, ter muita diversão, celebração, sentimento e harmonia. Estamos falando de pessoas que gostam de preservar a cultura, têm metas sociais definidas e se interessam, acima de tudo, em promover a harmonia, o que conseguem sendo cooperativas, comunicativas e espontâneas. Entretanto, como pretendem a harmonia e colocam a felicidade acima dos resultados, estas pessoas encontram mecanismos escapistas para manter o conseguido, podendo esconder os conflitos e manipular por meios dos sentimentos.

Por esta classificação ser simplificada, as pessoas entendem com maior facilidade quais são as diferenças básicas entre os perfis e começam a aplicar este conhecimento tão logo tenham contato com o assunto.

Quando um líder consegue identificar o seu perfil, conhece melhor suas limitações e fica mais atento às possíveis falhas decorrentes disto. Normalmente, estamos tão acostumados ao nosso “jeito” de ser que nem prestamos atenção direito às nossas falhas de comportamento no dia-a-dia. Por exemplo, um líder TUBARÃO costuma falar muito rápido e omitir detalhes. Conhecendo esta sua característica, esta pessoa poderá ficar mais atenta a este comportamento, principalmente se estiver lidando com um colaborador LOBO, cujo perfil exige informações mais detalhadas. Além disto, o líder pode se ocupar em identificar o perfil de cada um de seus liderados e assim poderá, por exemplo, saber que tipo de tarefa é mais adequada para cada pessoa. Por exemplo, se ele precisa desenvolver um novo projeto, cujas idéias ainda não estão claras, poderá chamar um colaborador ÁGUIA. Se este projeto já está totalmente concebido, mas ele precisa de alguém que possa rapidamente colocá-lo em prática, eliminando barreiras, melhor convocar um colaborador TUBARÃO. As possibilidades são enormes em termos de melhoria do aproveitamento da equipe e de ganhos de desempenho.

Para que possamos identificar mais facilmente o perfil das pessoas com as quais nos relacionamos, devemos ficar atento à maneira básica como as pessoas se comportam. Facilmente diferenciamos aquelas pessoas que predominantemente preferem FAZER RÁPIDO, daquelas que preferem FAZER CERTO ou daquelas para as quais FAZER JUNTO é o mais importante e ainda daquelas para as quais é imperativo FAZER DIFERENTE.

Além disto, podemos prestar atenção à forma como as pessoas se relacionam com os outros: se são mais afetuosas e expressivas, mais reservadas, mais displicentes e preocupadas apenas com resultados, etc. Cada perfil possui algumas características bastante distintas.


Fonte: http://www.equilibriumconsultoria.com.br
Imagens: google. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário