segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alcoolismo: O Que É a Pré-disposição Emocional

Alcoolismo é o consumo excessivo e regular de bebidas alcoólicas, causando dependência.

Há pessoas que tem um organismo com pré-disposição natural a dependências químicas, isto significa que, quando é ingerido álcool, o organismo o recebe como um complemento químico que lhe falta. Desta forma, o alcoolismo é visto como uma doença e não como “falta de caráter”.

Para que a pessoa pare de se alcoolizar, aí sim, terá que usar toda a força do seu caráter e personalidade para suplantar a dificuldade física, emocional e espiritual que se atrelam no consumo do álcool.

Para que essa doença se desenvolva é necessária a pré-disposição orgânica, a instabilidade emocional e as influências espirituais. Todas estão interligadas. Ao acionar uma, aciona-se as outras.


Pré-disposição Emocional

Baixa autoestima e autoconfiança, que levam o indivíduo a buscar no álcool a confiança em si perdida.

Sentimento de não pertencer ao seio familiar, se sentir descartável, não importante, rejeitado, buscando no álcool um acolhimento.

Não se sentir amado. Sentimento de impotência, encontrando no álcool a força almejada.

Dificuldade em lidar com o mundo dos sentimentos, preferindo se anestesiar com o álcool ao invés de enfrentar os próprios problemasm

Querer ser aceito nos grupos sociais, encontra no álcool uma maneira de lidar com a timidez e sua falta de posicionamento frente às diversidades da vida. É melhor não ter noção do que se faz do que se responsabilizar pelo que não faz.

Tentativa de fuga da realidade por não se sentir capaz.

Elege o álcool como seu companheiro das horas tristes e das horas alegres, tudo é motivo para brindar.

Joga para o álcool toda a responsabilidade de sua vida não vivida e, consequentemente, não assume o que faz, sempre atribui para o externo os seus fracassos.

Ao reprimir todos os sentimentos, o álcool funciona como válvula de escape para que os sentimentos sejam expressos em sua forma original, sem barreiras do superego, ou seja, o álcool faz emergir os instintos. Desta forma, pode-se compreender porque alguém não alcoolizado é dócil e, quando alcoolizado, fica violento.




Por: Maura de Albanesi
Imagens: google.com


Veja também os artigos:

Alcoolismo: O que É a Pré-disposição Emocional

Alcoolismo: Pré-disposição Espiritual

Alcoolismo: A Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário