domingo, 29 de janeiro de 2012

A mente humana funciona assim:

A MENTE HUMANA

A mente humana pode ser dividida em três partes - (Somente para efeito de entendimento):

MENTE: CONSCIENTE
MENTE: INCONSCIENTE
MENTE: SUBCONSCIENTE

Mente Consciente

Somos nós funcionando em estado betha, ou seja, a 21 ciclos cerebrais, é a mente que escolhe.

A mente consciente está constantemente escolhendo e dando nome as coisas:
Por exemplo:

Isto é certo, isto é errado - certo e errado para quem?
Isto é branco, isto é preto.
Isto é doce, isto é amargo.

Isto é bonito, isto é feio - bonito e feio para quem?

Com isso, queremos demonstrar que os critérios adotados pela mente consciente são totalmente pessoais em alguns casos e em outros são padrões estabelecidos. Resumindo:

A única função da mente consciente é fazer escolhas pautadas nos nossos padrões de valores ou padrões de pensamentos.

Mente Inconsciente

É o nosso grande arquivo de memórias, tudo o que aconteceu, que está acontecendo e que vai acontecer durante a nossa imortalidade de existência, fica gravado no nosso inconsciente.

Todas as experiências de vida que tivemos podem ter ficado gravadas em nosso inconsciente de forma positiva ou negativa. Por exemplo:

Uma determinada pessoa sofre um acidente de automóvel há alguns anos atrás, esse acidente fica registrado no seu arquivo de memória como uma experiência traumática, e ela nunca mais dirigiu, por outro lado, se este mesmo fato, fica registrado em seu arquivo de memória como uma lição para que ela dirija com mais atenção, com certeza ela continuará dirigindo, porém, com mais cuidado.

A única função da mente inconsciente é registrar todas as nossas experiências de vida em suas diferentes dimensões.

Mente Subsconsciente

Antes de entrarmos diretamente no assunto, eu quero que vocês prestem atenção em um texto que trás a opinião de especialistas na área da mente humana.

"A todos aqueles que decidem enveredar pelo caminho do desenvolvimento, é falado sobre a necessidade de uma mudança interior que implica, não somente no afastamento dos hábitos nocivos, quanto à abertura de novos horizontes, para uma visão mais abrangente da vida.

Mas, ao mesmo tempo, é mostrada também a grande dificuldade que existe em se permitir que novos valores venham substituir os antigos conceitos ou hábitos que tanto dificultam a caminhada para o crescimento interior".

Mas, em que reside tanta dificuldade, tanta resistência ao novo?

O Dr. William Sadler, psiquiatra e membro da associação norte-americana de psiquiatria, diz que: nossos hábitos estabelecidos fazem caminhos literais através de nosso sistema nervoso e que a repetição dos mesmos pensamentos ou ação, forma sulcos mais e mais profundos, justamente como andar sempre no mesmo lugar em um gramado fará um sulco nele.

Saindo da membrana da célula nervosa, existem muitas fibras emissoras, que transmitem a mensagem às células vizinhas e, entre a fibra emissora de célula e a receptora de outra existe um pequeno espaço, chamado sinapse.

John Eccles, da Austrália, examinando estas sinapses, verificou minúsculos alargamentos na célula emissora, aos quais deu o nome de boutons. Notou também que muitas fibras emissoras tinham muitos boutons, enquanto outras tinham poucos, e constatou que as fibras emissoras de muitos boutons não exigiam tantos estímulos quanto as que tinham poucos boutons para que produzissem os elementos químicos necessários para mandar impulsos para a próxima célula.

Ele teorizou que os boutons poderiam ser reformulados quando a fibra emissora específica é repetidamente estimulada. Esses estímulos freqüentes poderiam formar mais boutons, fazendo assim muito mais fácil para as mensagens passarem pelo seu caminho específico.

Pesquisadores descobriram recentemente que isto é verdade.

Através de microscópio eletrônico, viram pequenas moléculas de proteína passando pelas fibras em forma de tubo, para a área da sinapse onde os boutons são formados.

Eles descobriram também que o estímulo repetido faz com que os boutons cresçam e se multipliquem.

Podemos concluir que qualquer pensamento ou ação que é freqüentemente repetida está realmente formando boutons no fim de algumas fibras nervosas, tornando mais fácil repetir o mesmo ato ou pensamento.

Este é o método como os hábitos são formados em nosso sistema nervoso.

A partir desta constatação, foi considerada a necessidade de que novos boutons sejam criados, formando uma nova rota, com maior número de boutons, que irá substituir a rota antiga.

Então, quando novos impulsos nervosos fluem através do cérebro, será mais fácil tomar a nova rota, com mais quantidade de boutons.

Quando decidimos não fazer algo errado, um elemento químico chamado gaba é secretado e age como um freio, inibindo a velha célula de reagir.

A resistência repetida à tentação de fazer o incorreto faz com que o gaba refreie a rota antiga, enquanto que novos boutons são formados, criando uma nova e propiciando a mudança de hábitos nocivos ou de pensamentos prejudiciais.

Hoje em dia, alguns psicoterapeutas já adotam métodos de acesso à mente inconsciente, através de hipnose ou de profundo relaxamento, para aplicar a técnica de imaginação guiada, com objetivo de formar novas rotas através das células nervosas e mesmo alguns tipos de aparelhos são usados para indução ao relaxamento profundo, como o biofeedback ou pienal trainer, desenvolvido por Paul Louis Laussac.

Pelo exposto acima, fica mais fácil compreendermos porque temos tanta dificuldade em mudarmos certos hábitos em nossa vida, ou mesmo em aceitarmos novas idéias.

As mudanças, geralmente, nos enchem de medo de insegurança e continuamos pela vida afora agarrados tenazmente a tudo o que nos foi ensinado, mesmo em prejuízo de nosso crescimento interno, sem sabermos que foi a repetição de uma idéia que criou uma rota em nossas células nervosas, um caminho para nossos pensamentos e que a repetição de uma nova idéia irá aos poucos anular o antigo caminho traçado e criar um novo e mais adequado à nossa felicidade e saúde.

O que é Subsconsciente

O subconsciente é a parte do nosso corpo mental responsável pela interiorização de nossas crenças ou padrões de pensamento, para melhor entendermos isso, vamos primeiro compreender o que é crença ou padrão de pensamento.

CRENÇA é tudo aquilo que validamos como verdadeiro para nossa vida, ou seja, tudo aquilo que damos poder, que consideramos como possível e realizável em nossa vida material. Por exemplo:

Se você acredita que amar é sofrer, todos os seus relacionamentos amorosos serão pautados no sofrimento.

Se você acredita que a vida é uma luta, o seu dia-a-dia será repleto de lutas, batalhas e conseqüentemente dificuldades.

Afinal de contas, desde quando amar é sinônimo da palavra sofrer? Ou, luta é sinônima da palavra vida?

Apenas na sua relação de crenças, que estão impressas na sua mente Subconsciente e como o subconsciente é o criador de nossa realidade exterior, você só poderá vivenciar realidades adequadas a essas crenças. Vale aqui, uma observação:

Não confunda crença ou padrão de pensamento com aquilo que você quer ou imagina que acredita.

O que você quer ou imagina que acredita, pertence ao rol da mente consciente e a crença ou padrão de pensamento está programada no seu subconsciente.

Nesse momento, para você compreender com clareza estes conceitos, você precisa abandonar o seu "achomêtro" e compreender claramente cada função da mente humana.
Aquilo que você acha, mantém você preso a antigas crenças, impedindo sem que você perceba que mudanças positivas aconteçam na sua mente mais profunda e pertencem as resistências da mente consciente.

Nosso subconsciente está repleto de crenças ou padrões de pensamento que criam a nossa realidade exterior.

No nosso atual estágio de evolução e entendimento essas crenças ainda estão vinculadas ao pior, dando muita atenção ao negativo, criando o ciclo vicioso da destruição. Por exemplo:

Eu acredito que a vida é uma luta, conseqüentemente eu materializo na minha realidade exterior uma vida de lutas, essa vida de lutas reforça minha crença de que minha vida é uma luta e assim consecutivamente.


Precisamos quebrar este ciclo, mas como fazê-lo?

O subconsciente é uma máquina gravadora. Eis a maior descoberta dos últimos 4000 anos. É uma máquina gravadora, que nos fará viver tudo aquilo que nela for gravado. O positivo e o negativo, o pior e o melhor. Assim, é vital a compreensão deste fato, para que possamos nela gravar somente aquilo que queremos e que nos interessa vivenciar. Nela, o homem grava com aquilo que tem de mais precioso - o pensamento. Nele reside a sede de todo nosso poder; e por enquanto a nossa responsabilidade em usá-lo bem, é E-N-O-R-M-E.

Como controlar a mente

Controle da mente
A mente mente
Você é sua cura
A força do pensamento

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=22310526&tid=2513938096024635390

O Poder do Pensamento

O HOMEM É aquilo que pensa durante o dia inteiro. "Assim como um homem pensa em seu coração, assim ele é." Tenha uma consideração saudável e um respeito integral por seus pensamentos. Sua saúde, felicidade, sucesso e paz de espírito são em grande parte determinados pela consciência do poder do pensamento. Já ouviu dizer que os pensamentos são coisas e se realizam por si mesmos. Seu pensamento é uma força definida. Quando formula o pensamento, está na verdade pondo em ação o seu poder latente.

Pense em coisas que sejam verdadeiras, admiráveis e Divinas, esteja absolutamente convencido da supremacia e autoridade do pensamento. Deve acreditar em seu próprio pensamento, não apenas como seu, mas como uma força por si mesmo; assim, tornará as suas orações eficazes.

A planta está na semente. O carvalho está na bolota. Você não dá vitalidade à semente; ela possui a sua própria matemática, mecânica e modo de expressão. Assim também o pensamento é a força; você não lhe confere força. Saiba disso e estará livre da tensão e ansiedade. Pensar com confiança no poder de seu pensamento é a ação de Deus em você e "Ele nunca falha".

Avance para a frente e para cima pelo reconhecimento da supremacia do Poder Espiritual e a autoridade de seu pensamento. É o caminho para se obter resultados maravilhosos. Esse conhecimento aumenta a sua fé, permitindo-lhe experimentar a alegria da prece atendida.



Mensagem de: Joseph Murphy
Imagens: google. com


Nenhum comentário:

Postar um comentário