quarta-feira, 31 de agosto de 2011

● Assertividade usada agora

Assertividade vem de "assero" que significa afirmar. Atenção: afirmar não é acertar! Portanto, não se trata de acertar, mas de saber SE firmar e afirmar.

Algumas noções de Assertividade:

"O meu espaço vital é o espaço mínimo necessário para que eu me sinta feliz. A Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital sem recuar e sem agredir. Espaço vital aqui significa qualquer um dos seus espaços: físico, mental, emocional, etc.

Uma característica da pessoa assertiva:

Saber sentir-se Ok quando diz Sim e quando diz Não...
Saber que nada é definitivo e sabe que não precisa acertar sempre, nem dar satisfação a todos, por tudo.

UMA DECISÃO NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE O DEFINITIVO NEM ESTÁ PERMANENTEMENTE CERTA...

Já percebeu o quanto a Assertividade está fazendo falta hoje?


-----------------------------


A VIDA NÃO TRATA DE ERROS E ACERTOS MAS DE EXPERIMENTAR E APRENDER


Treinamento da semana

Em nosso Processo de Auto-Educação dizemos que você não precisa acreditar, só precisa experimentar, porque é de sua maneira única e insubstituível que você vai aprender a viver melhor a Sua Vida em cada momento.

Podemos sugerir aqui um Treinamento de cada vez.

Que tal experimentar? Vamos começar por Treinar: Observar Seus Valores. O que Vale Mais para Você em cada momento, neste momento?

Você vai verificar como Você faz sua Hierarquia de Valores em cada aqui e agora, ou seja, o que vale mais.

Por exemplo, se perguntando: "neste momento vale mais me aborrecer gastando minhas energias, ou usar essas energias para providenciar novas atitudes que revertam em meu beneficio e, certamente, em benefício de todos"?

Você pode escolher qualquer dos lados para aprender: é só observar.

Atenção: o treinamento no Processo é para ser divertido!

Os exercícios devem ser feitos sem culpas ou cobranças; sem procurar somente o acerto, mas o melhor para o momento, no aqui e agora.

"Presta atenção": se notar que não está se divertindo, fique atento para saber se voltaram as culpas e cobranças... solte! E para aprender com Prazer! É Experimentar para saber!


Treinando Ainda

Indivíduos em Cenas do Cotidiano Essa seção foi criada para apurar nosso treino de objetividade, observação sem julgamento, vendo o que de fato está acontecendo, o que está por trás e além do acontecimento, quais são as opções de ação - interna e externa e o que você pode aprender com isso.

"Presta atenção": é a sua Escolha. Agora, aqui. E x p e r i m e n t e.

Hoje:
Enumere quantas opções de Qualidade você teria para resolver essa situação.

Dos dois personagens...

Ouça atentamente suas respostas.

(Elas podem mudar em cada momento...)


A ESCOLHA DO PODER

Recuperar o que? Escolha? Que escolha? Quem escolhe? Escolhe o que? Quando escolhe?... Vamos pensar um pouco sobre isso? A Escolha.

Para a 1ª pergunta, meio generalizada, já ouví muita resposta assim: "Que escolha? E existe escolha? "Ou seja, a consciência de que escolhemos - e o tempo todo - não existe para a maioria"!

A 2ª pergunta também nos remete a essa inconsciência mas as respostas já vêm com uma ponta de revolta: "E eu lá posso escolher alguma coisa?"

Então, o que escolher, fica meio perdido entre essas duas manifestações de inconsciência: já que não sabemos que existe escolha e nem quem escolhe de fato, fica meio confuso saber o que escolher, afinal. E quem vai saber quando escolhe, então?...

Mas atenção, se nós não estamos escolhendo, alguém está escolhendo por nós!

O que significa que nós não estamos no comando da nossa Vida! Se não temos consciência desse poder - o nosso poder de Escolha - estamos entregando nossa liberdade de escolha a quem?

Essa é uma pergunta muito séria a se fazer, muito importante e urgente também, porque quando não cuidamos de nossa liberdade de escolha não podemos nos queixar de mais nada; nós é que estamos dando o espaço, a permissão, para o outro escolher por nós!

Quer dar uma olhada na realidade nossa de cada dia?

Podemos começar pelo lazer, perguntando para você mesmo: em que medida eu estou escolhendo onde ir? Para onde todos vão? Porque minha turma vai? O que faço nesses momentos sou eu que escolho ou vou "na onda"?

Bebo porque todo mundo... "Jogo conversa fora" porque é assim que todo mundo...
Ou uso minha preguiça para não fazer nada?

Para ficar em frente a TV...? (Então é sua preguiça que escolhe?) Ou "topo" um jogo e me entrego à raiva por não saber perder? (É sua raiva que escolhe a qualidade do seu jogo?)

Para saber mais, é bom dar uma olhada dentro de você e indagar onde está o Eu que escolhe. Ou seja, quem escolhe dentro de você, por você. O mau humor, a preguiça, a raiva?... A preferência? Que preferência? A sua?

Quer ver outro exemplo? Pergunte-se:

No meu trabalho, quem escolhe como faço meu trabalho? É a minha reação ao chefe (ou subalternos) ou faço o meu melhor porque gosto de fazer bem feito? Ou faço de qualquer maneira, me desvalorizando?

Quem determina o meu padrão de Qualidade? Na minha vida, de modo geral, nos detalhes da minha vida?

Então começamos a entender sobre o que é recuperar esse poder de Escolha. A sua Escolha. Começar a saber o que, de fato, você quer para sua Vida, para a Qualidade dela. Se de fato é você que quer determinar sua vontade, se você quer mesmo qualidade para sua vida e o que é Qualidade para você.

A Escolha é pessoal e só pode ser feita em cada momento, levando em conta a verdade do momento.

ESSA É UMA PROPOSTA DE AÇÃO.

Já reparou que temos mania de falar do tempo? Quantas vezes você já disse hoje - ou ouviu - será que vai chover amanhã?

O dia pode estar lindo, não há nenhuma lembrança de mau tempo... mas a pergunta é sempre em razão do pior! Pois, se amanhã pode chover, também pode fazer sol e bonito! Pelo menos nessas nossas terras tropicais é assim. Então, por que esperamos, pensamos, sempre o lado negativo?!

As coisas estão acontecendo: se há duas possibilidades, então é na pior que se pensa - e se fala, se antecipa! Por que?

Porque fomos criados acreditando no sofrimento como valor. E o lado pior é o lado do sofrimento. Por isso fomos criados para esperar o pior, treinados para sofrer, acreditando e vivendo em razão do sofrimento em primeiro lugar. Se não fez esforço, se não houve sacrifício não valeu.

Observe seus pensamentos, suas tendências, sua maneira de ser. Observe em volta. Observe onde você atua, com quem você atua.

Para quem busca melhor Qualidade de Vida, o grande veneno do dia-a-dia - que é a antecipação - fica pior ainda com o hábito de buscar o sofrimento!

Vivemos por antecipação e envenenamos nosso cotidiano com ela. Sem que nos demos conta, sempre procuramos as aflições, as dificuldades, os problemas... nossos hábitos foram formados nessa linha.

O agora, o momento, o presente, nós nem vemos, não são vividos. Passamos por ele sem saber como, sem atenção, sem entender as lições que ele nos traz. Passamos, não vivemos. E não aprendemos... Mas as coisas estão sempre piorando... É? É. Pode ser. Mas você já parou para pensar nas coisas que estão dando certo, na sua vida, ao seu redor?

Onde??!!... É. Vai ter que parar para pensar mesmo! Procurar. Observar. Escolher.

Hábito é adquirido, portanto pode ser mudado. Há que despertar para criar outro hábito, mais sadio, mais coerente com a Qualidade que Você quer para essa Vida. Há que viver o momento presente da melhor maneira, e não de qualquer maneira.

Quais os parâmetros para essa melhor maneira?

Como sempre, são de qualidade pessoal e só podem funcionar em cada momento, na Verdade do Momento. A Escolha desses parâmetros vai influir diretamente na Qualidade da sua Vida em todas as áreas, Familiar, Profissional, Comunitária, na Empresa onde você trabalha. Lembre-se, não precisa acreditar, só experimentar.

A QUALIDADE DO SEU MOMENTO É SUA ESCOLHA. O RESULTADO DELA INFLUI NO TODO. ESSA É UMA PROPOSTA DE AÇÃO.

DIVERTIR ou DISTRAIR

Todos temos dentro de nós o Eu que é nossa essência. E também todos os personagens - desde anjos até todos os monstros. Mas poucos de nós foram alertados sobre isso e ninguém parou para pensar nisso.

Claro que dentro das religiões isso é colocado, mas de maneira tal que fugimos de encarar esses personagens, fazendo deles fantasmas do mal, em relação aos quais devemos fugir... Ora, se ignoramos quem somos, como queremos agir em relação a saber quem queremos Ser?

Cada personagem tem sua força, sua influência, seu destaque dentro de nós. Ou está adormecido ou colocado fora de ação, pela nossa educação, nossa maneira de ser.

Se sabemos, por exemplo, que dentro de nós existe um personagem sádico que quer aparecer, podemos escolher como queremos tratar com ele - se queremos esse personagem agindo, crescendo, dentro de nós, ou se não é essa parte de nós que queremos estimulada. Então - conhecendo esse personagem - tratamos de tirar a força que ele possa ter nas nossas escolhas. Não lhe damos alimento. Se quisermos. Porque também podemos gostar disso e buscarmos situações para alimentá-lo, às vezes bem disfarçadamente... O.b.s.e.r.v.e!

Se não tivermos consciência disso, estaremos à mercê do despertar de personagens indesejáveis e prejudiciais à qualidade que queremos para nossa vida. E assim voltamos à educação para a escolha. Sem culpas ou cobranças, podemos lidar com os diversos lados da nossa personalidade - sabendo que todos nós temos todos os lados - e escolher quais deles nos fazem crescer como seres humanos de qualidade.

Assim é que, quando não sabemos lidar com o contrôle remoto, por exemplo, podemos estar sendo puxados pelos nossos lados monstros! Quando você tem consciência disso, não há perigo: Você está no comando.

Mas a maioria de nós - com as desculpas mais esfarrapadas - entregamos o comando de nossa vida à TV. E há os viciados - conheço gente de gabarito intelectual e consciente que está viciado em noticiário pela TV, daqueles que nos alimentam com as piores notícias do mundo e ainda fazem "visualização" quando não têm as filmagens! E temos mesmo que conviver com explicações tipo "é uma função social" quando se apresentam cenas de tortura familiar!!!

Claro que já sabemos - o mundo sabe - o que produz o somatório das vibrações negativas. Não existe acaso na direção para esse tipo de vibração - a intenção é muito clara para a gente fingir que não sabe. Então, enquanto procuramos diversão, vão nos distraindo e produzindo as vibrações que interessa a essa parte do poder mundial. Pois, gente sem comando próprio é fácil de manobrar.

Devemos tomar consciência do que queremos ser, e tomar providencia em relação à nossas atitudes, em relação a essa escolha de qualidade. Em cada momento. Pare e pense.

NÃO PRECISA ACREDITAR NISSO - É SÓ OBSERVAR!




Palavras de: Fabio Bolota
Extraído da comunidade: Gotas de Sabedoria
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=22310526&tid=25985769656991916862598618463654037502
Imagens: google.com





Um comentário:

  1. È sempre bom reflectir... curiosamente já escrevi sobre essa minha luta interior entre o erro e o acerto...sobre essa busca do conhecimento e assertividade!!!
    Foi bom passar por este cantinho.
    Muita luz e paz.

    A.A.A.

    ResponderExcluir