domingo, 15 de maio de 2011

● Diferença entre Amor próprio e Orgulho

Há um abismo de diferenças entre o verdadeiro amor próprio, aquele que mora na serenidade e na sabedoria, e entre o amor próprio (ou auto-estima) aparente e apenas para demonstrar "status".

Hoje em dia isso de ter ou não ter auto-estima virou símbolo de status. Todos querem mostrar a todo custo que possuem uma boa auto-estima e amor próprio.

O interessante é que quem REALMENTE possui estas qualidades (ou dons?) NÃO precisa ficar alardeando isso aos 4 ventos. O amor próprio é como o perfume de rosas, que não se vê, apenas se sente e se pressente. Algo que está lá, que sabemos que existe, mas que não precisamos necessariamente tocar para saber que existe.

Se alguém precisa a todo instante ficar demonstrando o próprio valor, a própria auto-estima para outras pessoas, isso não é um sinal de amor próprio. Isso é um sinal de que o ego desta pessoa ainda a domina.

E o ego não suporta que o verdadeiro amor próprio floresça. Muito pelo contrário: o ego sobrevive apenas quando este amor está completamente ausente nas pessoas. E ninguém nunca foi feliz ao seguir os desejos e caprichos do próprio ego insano e descontrolado...

É uma batalha diária esta de vencer o ego e chegar ao verdadeiro amor próprio, amiga. Uma batalha diária...



Fonte(s):
Livro: O Despertar de Uma Nova Consciência, de Eckhart Tolle



Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal.
Amor próprio - é amar a si mesmo, reconhecendo seus
defeitos e qualidades.

Palavras de: Nakata Dantas nakatadantas



Muitas pessoas confundem amor próprio com orgulho..alguns acham até que são sinônimos, mas veja como a diferença é bem clara:

AMOR PRÓPRIO:

sentimento que se manifesta a partir do CORAÇÃO, e preza pela vida e pela felicidade pessoal. Não busca atacar, não busca xingar, nem ferir à outro ser.

ORGULHO:

sentimento que se manifesta a partir do EGO, e, cuja natureza é a de proteger-se de algo, seja o que for. O EGO não tem uma consciência lúcida, e, assim, seu objetivo é impor-se, através da força, do poder, da supressão do "oponente".


O Amor próprio nos vem quando percebemos que o orgulho é uma forma distorcida de enxergarmos o mundo, e, que, não precisamos nos impor à ninguém para que sejamos felizes.

O Orgulho, por outro lado, é uma espécie de sentimento que cega o coração. Ficamos tomados por sentimentos negativos, e sujeitos a vivenciar estados baixos de energia: IRA, ESTUPIDEZ, AVAREZA. Isto é, o orgulho é a ausência de humildade, o vivenciar uma ilusão, a ilusão de que precisamos nos firmar de uma determinada forma a qual trazemos dentro do EGO (destreinado).



Fonte: Passarinhos no telhado
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário