terça-feira, 8 de março de 2011

● Bem estar. . . você merece um momento assim





A massagem é um conjunto de movimentos aplicados no corpo, ou seja, conjunto de atos para alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, para aumentar a energia e rejuvenescimento muscular, reabilitação para melhorar a circulação da parte muscular ou de outras partes do corpo para que se obtenham outras vantagens terapêuticas.

A massagem pode ser uma forma de relaxamento tanto para o terapeuta como para o paciente. Esta tem como principal objetivo suavizar e acalmar, ajudar na redução do stress e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e de certas doenças. A massagem pode ser estimulante ou calmante e tonificadora e pode eliminar toxinas e produtos indesejáveis do organismo e induzir uma profunda e agradável sensação de bem-estar. É pelo toque (Tato) que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria por vezes uma sensação de descanso, paz e realização tanto no corpo como na mente.

A nivel mental, a massagem não apenas alivia o stress diário como também a ansiedade.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Tambem pode libertar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. A massagem ajuda no alívio de tensões e dores derivadas do cansaço ou má posição, relaxa músculos tensos e doridos, facilita a circulação sanguínea promovendo uma eliminação mais rápida de toxinas, ajuda a combater a celulite, fortalece o sistema imunitário, induz uma profunda sensação de bem-estar.

Massagens relaxantes

A massagem relaxante é feita com as mãos, o que aumenta poder da satisfação, devido ao contacto humano.

Uma massagem relaxante pode durar apenas alguns minutos até a algumas horas, quando é feita a todo o corpo. Nas massagens mais longas, o massajado têm dificuldade em manter-se acordado, devido ao relaxamento profundo que é provocado.




Massagens com pedras

A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento. No Brasil, foi introduzida há dois anos pela esteticista Ala Szerman, única profissional habilitada para formar novos técnicos no assunto no País.

"São pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares que trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitam-se os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo", explica a esteticista. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo.

Ala explica que os pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desativado. "É o relaxamento total. Por isso a técnica é tão utilizada para quem sofre com os efeitos do estresse".



Massagem Indiana – Abhyanga

A Massagem Indiana faz parte da milenar e tradicional medicina ayurvédica, corporificada nos Vedas. Possui várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia. Conceitualmente a Massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular, além da estimulação de pontos e órgãos vitais, visando o equilibrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual.

Um corpo em perfeita harmonia, com uma postura correta faz a pessoa sentir um contínuo bem-estar, por manter as energias e a circulação sanguínea fluindo corretamente. A vida passa a ser mais harmoniosa e centrada e a conexão espiritual equilibrada. O corpo mantem-se calmo, em estado de relaxamento, a mente aquieta-se, o sistema linfático e a circulação sanguínea harmonizam-se, a digestão é mobilizada, juntamente com o sistema de assimilação e eliminação, permitindo que haja uma remoção completa das toxinas.

Os músculos mantem-se com maior flexibilidade, o sistema nervoso funciona de forma equilibrada, órgãos e glandulas passam a vibrar e realizar harmoniosamente suas funções. A Massagem Aurvédica abre naturalmente os chakras de forma simples e progressiva, sem os perigos de aberturas prematuras que provocam desequilíbrios, e ajuda a espiritualidade a experimentar os estados de consciência mais profundos. É um dos meios mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema energético corporal.



Massagem Ayur-Yoga

Massagem feita com óleos vegetais aquecidos e pós de ervas, de acordo com o "dosha" da cliente. É realizada no chão (colchonete), sendo uma massagem que utiliza movimentos de pressão, trações e alongamentos. São utilizados os asanas do yoga para reequilibrar, relaxar e harmonizar.



Aromaterapia

Não há nada mais marcante que um amora, um cheiro, um perfume. Segundo este conceito, a Aromaterapia serve-se da aplicação de óleos essenciais no corpo para restaurar energias, proporcionando a estabilidade entre o físico, mente e espírito.

Todos nós já recorremos, numa ou outra altura, à Aromaterapia. Basta recordar o Inverno, o nariz constipado e o unguento de mentos, cânfora e óleo de eucalipto que aplicávamos no peito e costas antes de dormir.

Mas não é o perfume das plantas, flores, raízes ou sementes que tem o efeito terapêutico, mas sim a essência dos seus óleos, ou seja, as propriedades químicas é que fornecem o valor terapêutico que o óleo possa ter.

Preparação da aromaterapia:


O método de aplicação é simples: na maior parte dos casos, o óleo é espalhado na pele, mas pode ser bebido em chá ou noutro líquido. Mas as variantes são imensas, onde se inclui a massagem de aromaterapia, a combustão de óleos, as compressas ou até mesmo na cosmética, onde se incluem estas substâncias em sabonetes, sais de banho, champôs, cremes, loções faciais e corporais.

Ao ser inalado, as moléculas aromáticas transformam-se em informações que leva o cérebro a ter reacções emocionais ou físicas. Segundo os especialistas, de uma forma subtil, os cheiros afectam os sentimentos, relaxando ou revigorando. É segundo este principio que a aromaterapia actua sobre o individuo.

Mais interessante é o fato das essências de óleo terem propriedades anti-sépticas, fungicidas e anti-inflamatórias, o que alarga o campo de ajuda desta terapia. A mesma pode dar azo a vários tipos de tratamentos.




Naturologia

A Naturologia é uma profissão da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. [1] [2] Isso se deve ao fato de que atualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeadores do bem estar e da qualidade de vida e estão intrinsecamente relacionados aos níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais.

O processo naturológico visa em primeira instância, o tratamento do ser humano com seus processos de saúde e doença focalizando trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, pois o naturólogo tem o importante papel de fazer um trabalho complementar (e não alternativo) observando seu campo de atuação diante de um caso clínico mas também fazendo os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde - fisioterapeutas, médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros. [8]

Dentro de seu espectro de atuação, o naturólogo é um estudioso das práticas naturais. Possui uma visão integrativa do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os tratamentos modernos para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.[7]

Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas da área de humanas (como: fundamentos de psicologia, fundamentos de naturologia: embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras técnicas (com devida comprovação científica) como: terapias orientais (chinesas e japonesas), ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais, nutrição e dietas naturais, entre outrass.



Massagem para gestantes – Garbhini Abhyanga

É um trabalho voltado para gestantes. A massagem em gestante reforça ainda mais os cuidados, atenção e olhar para com o próximo. Tão sutil em suas manobras, tão cheia de possibilidades porque além de integrar um conjunto de técnicas, também ampara a mulher que vive um conjunto de transformações físicas e mentais durante nove meses.

É um grande privilégio acompanhar esse momento tão delicado e gracioso da mulher. Esse trabalho só é possível porque há conhecimento, realização, doação e amor. Desfrute nove meses com muita saúde e bem-estar Falando um pouco sobre a Garbini Abhyanga massagem para gestantes.

Para a cultura indiana a massagem é um ato que faz parte do cotidiano. Em se tratando da mulher grávida não seria diferente. Pelo fato do toque desencadear grandes benefícios no corpo de uma pessoa, esta prática é recomendada desde o primeiro trimestre de gestação sem que haja restrições médicas, é claro!

Benefícios da Garbini Abhyanga Alivia incômodos bem como, inchaço das mãos, pernas e dos pés, dores no pescoço e na região lombar; · Favorece a tonificação muscular e estimula o sistema circulatório.

· Prepara o corpo para o parto, trabalhando a mobilidade e o fortalecimentos das articulações atuando sobre o sistema nervoso e melhorando o sono, a digestão e diminuindo o estresse.

A garbini Abhyanga ainda oferece para a gestante toda preparação para o parto que ela necessita, através de alongamentos com o pescoço, ombros e pernas, sendo realizados no decorrer da massagem. Garbini Paricharya.

Procedimentos para um bom Estilo de Vida Os cuidados para com a saúde após a concepção Comer bem, pouco esforço (atividade física moderada como Yoga, caminhadas, hidroginástica com orientação médica) estar voltada para espiritualidade, ouvir músicas leves, ler bons livros, estar na companhia de seu parceiro e família e receber massagens, proporcionando bem-estar físico e mental.

A mulher deve ser nutrida na mente e no espírito, emocional e fisicamente. Regime dietético do primeiro ao nono mês. Dieta balanceada rica em fibras, carnes brancas, saladas coloridas, sucos e muita água. A massagem não deve ser realizada em casos como: •Perda de sangue; •Diabetes; •Febre; •Vômito; •Dor incomum; •Pré-eclampsia; •Pressão arterial elevada; •Dor abdominal; •Diarréia; •Qualquer condição maligna...



Dietoterapia
É a cura de doenças através da alimentação.
É como fazer do seu alimento o seu remédio.

Alguns exemplos de alimentos saudáveis:

Conheça os alimentos termogênicos que estão na dieta e o que eles podem fazer pelo seu corpinho:


Água
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos soluvéis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.


Café
Tem ação digestiva e diurética, combate a formação de gases e estimula o sistema nervoso central. A substância atinge níveis máximos de 15 a 45 minutos após a ingestão e permanece ativa no organismo de três a sete horas. Portanto, se não quiser passar a noite em claro, tome a última xícara do dia no lanche da tarde.

Gengibre
Também evita a flatulência e favorece a digestão. Mas nada de chupar bala de gengibre ou mastigar a raiz coberta de açúcar ou chocolate: as propriedades estão mais ativas na raiz fresca, que pode ser usada crua, ralada sobre a salada ou batida no liquidificador junto com o suco, refogada com legumes ou verduras ou como chá – basta ferver por três minutos um pedaço de 3 centímetros, coar e tomar em seguida.

Vinagre de maçã
Muito útil no tratamento da obesidade, ajuda na redução da circunferência abdominal. “Para potencializar esse efeito, você pode ingerir 1 ½ colher de sobremesa do vinagre dissolvido em 200 milímetros de água, duas vezes ao dia, pela manhã e antes do almoço”, ensina a nutricionista Joyce Gusmão.

Chá verde
Diminui a absorção de açúcar no sangue, a compulsão a carboidratos e acelera o trânsito intestinal. “Para potencializar o efeito, tome uma xícara de cinco a dez minutos antes das refeições”.

Laranja
A parte branca que recobre os gomos é rica em pectina, um tipo de fibra que estimula o intestino e evita a absorção de parte da gordura ingerida na refeição.

Pimenta vermelha
Aumenta a temperatura do corpo e acelera a circulação e o metabolismo em cerca de 20%.


Linhaça
Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.


Água de coco
A maior propriedade medicinal da água-de-coco, que é uma bebida isotônica, é seu alto poder hidratante, além de ser benéfica para o intestino e para a digestão. Por ser natural, a água-de-coco substitui com vantagens as bebidas isotônicas industrializadas.



Fontes: http://boaforma.abril.com.br/
e http://carlalindolfo.wordpress.com
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário