quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pega na mentira

Enganar e dissimular são atitudes muito mais comuns do que gostamos de admitir. No entanto o corpo fala. O nariz não cresce, mas, outros sinais (verdadeiros!) denunciam uma mentira.

Esta na cara – um mentiroso muitas vezes se trai por não conseguir controlar completamente a expressão facial. Evitar olhar nos olhos do outro, sorrir, alterar o tom de voz, ficar corado e aparentar nervosismo são alguns desses sinais.

Cadê as mãos? Elas são ainda menos capazes de disfarçar uma mentira do que o rosto. O mentiroso gesticula menos. Por isso, esconder as mãos ou colocá-las no bolso costuma ser uma tática para evitar que denunciem a desonestidade.


Expressões que revelam um mentiroso

Olhar para os lados, tapar a boca enquanto fala e arquear os ombros. Cuidado! Se alguém fizer isso enquanto fala com você a probabilidade de esta mentindo é grande e quem não ficar atento pode cair que nem um patinho na conversa.

O professor de psicologia Paul Ekman, da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos EUA, mapeou os gestos que duram pouco mais de cinco segundos e podem entregar o mentiroso: as microexpressões.

Quando mentimos, usamos palavras e principalmente o corpo. Cuidado, pois alguém muito experiente em uma leitura de comunicação não-verbal poderá perceber sinais que denunciam uma mentira. Mas essa detecção apenas sugere que alguém esta mentindo.

Ataque de ansiedade – no momento em que alguém mente, há reações orgânicas praticamente imperceptíveis aos olhos.

Os batimentos cardíacos se aceleram, a pressão sanguinea sobe e o ritmo respiratório dá um salto. Essas informações são captadas pelo detector de mentiras tradicional, o polígrafo.

Suor e agitação – quem está tentando passar a perna em alguém muitas vezes começa a suar – e por isso os polígrafos também medem o suor com um sensor colocado na ponta dos dedos. Os pés e as pernas também podem denunciar a dissimulação quando ficam agitadas e não param de se mexer.


Mentiras que fazem perder o emprego


Na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho, o desejo de todo candidato é parecer o mais perfeito possível. No intuito de impressionar as empresas, os profissionais capricham no visual, melhoram a postura e incrementam o currículo.

Tudo isso é válido, desde que o incremento não seja por meio de mentiras que, em vez de ajudar, podem lhe tirar o emprego.

De acordo com especialistas em Recursos Humanos (RH), dar informações falsas para conseguir uma vaga é uma tentação e um erro. Porque hoje, durante a entrevista, não é só a competência profissional que é avaliada.

Na lista das invencionices, tem de tudo, desde o Inglês fluente, que parece como a mentira mais usada e popular, até faculdades não cursadas e experiências inexistentes ou de outras pessoas.

“A orientação é não mentir nunca, pois a verdade logo irá aparecer e a vantagem adquirida se transformará em prejuízo”.



Créditos: Naitê Andreão Passos
http://nickmartins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário